Inscrições Abertas em caráter de lista de interesse.

Inscrições Abertas em caráter de lista de interesse.
Inscrições abertas (clique na imagem) em caráter de lista de interesse. Previsão de início: abril de 2014.

Súmula do Projeto de Pesquisa em Portugal

SÚMULA


Projeto de pesquisa em curso: O EDUCADOR-APRENDIZ E A APRENDIZAGEM DO CORPO: cartografias de uma oficina de fiação manual com professores, suas memórias da escola e registros nos cadernos-diários.
Proposta:  Doutorado intercalar no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, Portugal.
Docente coorientador no exterior:  Prof. Dr. Jorge Ramos do Ó.
Minicurrículo do coorientador: Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e pesquisa temáticas relacionadas ao campo da História da Educação e da Pedagogia, da História da Cultura e da Teoria do Discurso de Michel Foucault. Publicações Ensino liceal (1836-1975). Lisboa: Ministério da Educação, 2009. Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil. Lisboa: Educa, 2009. O Governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.
Coleta de dados:  1 de setembro de 2013 a 28 de fevereiro de 2014.
Disciplinas a serem cursadas (4):
- Pós-estruturalismo e escrita cientifica (seminário de orientação, Prof. Jorge Ramos do Ó).
- História da Educação e Educação Comparada (docente Prof. Jorge Ramos do Ó).
- Seminário Temático I (docente Prof. Jorge Ramos do Ó, Prof. Joaquim Pintassilgo, Prof.   Feliciano Veiga, Prof. Justino Magalhães).
- Seminário de Projeto I  (docente Prof. Jorge Ramos do Ó).
Plano de pesquisa no exterior: Escrita-fiação: o escrever como um modo de existir artífice.
Resumo: O projeto apresenta uma proposta de pesquisa junto ao Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, Portugal, como parte do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE), da CAPES. A proposta objetiva a ampliação dos estudos em uma importante fase da pesquisa de doutoramento em curso, com a orientação do Prof. Dr. Jorge Ramos do Ó, conceituado pesquisador em Educação. Tomando por base as principais reflexões de Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes e Michel de Certeau sobre o ato de escrever, os estudos pretendem aprofundar a relação entre os modos de vida artífice e os modos de escrita, na investigação dos processos de subjetivação. Uma abertura à escuta do campo de pesquisa, apreciando a potência que se mostra e se inventa nas relações de um corpo-fazedor que escreve. Como parte do projeto submetido ao processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFJF: O EDUCADOR-APRENDIZ E A APRENDIZAGEM DO CORPO: cartografias de uma oficina de fiação manual com professores, suas memórias da escola e registros nos cadernos-diários, o estágio favorece o adensamento da discussão teórica, tematizada na escrita de si, tal como formulada por Foucault, e permite o contato direto com a cultura da fiação artesanal, ainda viva em Portugal. A participação nos seminários de orientação “Pós-estruturalismo e escrita cientifica”, conduzidos pelo Prof. Jorge Ramos do Ó, possibilitará o aprofundamento da discussão acerca do pesquisar na imanência e sua escrita, iniciada desde o Projeto de Qualificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário